Apresentação

O Ensino Fundamental II, que abrange as turmas do 6° ao 9° ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético, tendo em vista uma formação ampla. 
Nesta fase, o aluno tem um contato prévio com os assuntos que serão desenvolvidos com maior profundidade no Ensino Médio. Considerando a construção sólido da base para esse avanço, a prática educacional é realizada pelo método da Espiral Crescente, em que os conceitos são distribuídos pelas séries e retomados constantemente, possibilitando o aprendizado mais completo e aberto. 
Durante o curso do Fundamental II, é dada a continuidade do ensino da Geometria, iniciada no Fundamental I, além do estudo de Química, Física e Biologia, separadamente com professores especialistas nessas áreas do conhecimento. Essas três disciplinas contam ainda com atividades de laboratório acompanhadas por apostila específica em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula de modo prático e dinâmico. 
Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível nesse processo, que valoriza o aprender contínuo, a troca constante entres os estudantes e os mestres, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios. 
Assim, como o Colégio Sorocaba se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade: 
 
- Capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais; 
- Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia; 
- Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio; 
- Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade; 
- Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade; 
- Desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania; 
- Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria; 
- Capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.

Manual do Aluno

Equipe Pedagógica

Edilene Gregorin Morales

Edilene Gregorin Morales

Coordenação Pedagógica - Fundamental II

edilene@colegiosorocaba.com.br

Andrea Cattaneo Hernandez

Andrea Cattaneo Hernandez

Química e Biologia

Bruna Bueno de Camargo

Bruna Bueno de Camargo

Inglês

Elida das Chagas Lima

Elida das Chagas Lima

Espanhol

Gilberto Alves

Gilberto Alves

Aritmética

Marcia de Cassia Souza Marinho

Marcia de Cassia Souza Marinho

Artes

Maria Julia Manão Pires

Maria Julia Manão Pires

História

Mariana Moretto Pissini

Mariana Moretto Pissini

Geometria

Tamara Tachiman Rodrigues

Tamara Tachiman Rodrigues

Produção de Texto

Vanessa Fernandes dos Santos

Vanessa Fernandes dos Santos

Música

Wellington Airton Vieira (Joe)

Wellington Airton Vieira (Joe)

Física

João Vitor dos Santos Batista Dias

João Vitor dos Santos Batista Dias

Educação Física

Calendário

Ensino Fundamental II