Proposta Pedagógica

"Proporcionar um aprendizado sólido através de aulas diferenciadas em que os alunos tenham experiências teóricas e práticas ajudando a compreender as diversas áreas do conhecimento, oferecendo suporte para aprenderem a raciocinar a tornarem-se cidadãos independentes com consciência social e democrática".

Apesar da consciência de que o mundo está em constante mudança, o Colégio Sorocaba tem clareza do indivíduo que busca formar. Atualmente vivemos no que se convencionou chamar "Sociedade da Informação", na qual o conhecimento é o bem de maior valor. Terá mais chances de realização pessoal e profissional a pessoa autônoma e competente, ativa em relação à aprendizagem, capaz de identificar e solucionar problemas, de estudar e pesquisar continuamente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento aplicável. Daí a importância do domínio da tecnologia e de uma segunda língua, como instrumental contemporâneo básico. Cabe à escola, portanto, dar aos alunos as chaves de decifração do conhecimento.

O Colégio Sorocaba participa, juntamente com a família, da formação dos valores morais e sociais da criança e do jovem. É também dentro do período de aprendizagem formal que o aluno deverá aprender a se conhecer, se automotivar, compreender o outro e se fazer compreender, melhorar sua empatia, persistir diante de frustrações, ou seja, a se desenvolver emocionalmente.

Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. Assim, o Colégio desenvolveu um programa de capacitação contínua e rigorosos critérios de seleção de profissionais. Quinzenalmente, todos os professores têm reuniões com suas coordenadoras para trocar informações, refletir sobre questões pedagógicas e temas da atualidade. Participam também de cursos, palestras e congressos.

A escola tem papel fundamental na educação em um mundo em mudanças, pois é dentro dela que hoje a maioria das crianças aprende a socializar-se e também se capacita para o mundo competitivo em que estamos mergulhados. Hoje, como educadores, precisamos fazer de cada aluno um cidadão versátil e flexível, com boa capacidade de comunicação, que saiba trabalhar em equipe e com sólida formação acadêmica. Neste novo cenário, a escola assume uma função cada vez mais importante. Para o Colégio Sorocaba, é motivo de orgulho saber que nossos alunos não se perderão diante de tantas mudanças, pois estão aprendendo dentro de uma proposta pedagógica que contempla todas estas faces do homem do século XXI.

Definimos o Colégio Sorocaba como uma escola com pedagogia efetiva – uma pedagogia cuja eficiência e eficácia foram testadas desde sua fundação. Uma pedagogia que dá certo. O trabalho de equipe e a colaboração de muitos educadores ao longo desse percurso construíram nosso referencial filosófico. Abertos a inovações, sintonizados com o meio ambiente, preocupados com a produção técnico-científica na área educacional, nunca descuidamos, contudo, do elemento central do processo educativo: o aluno. Crianças e adolescentes se convertem em sujeitos ativos do processo de aprendizagem quando despertados para o prazer e a responsabilidade de aprender. Essa atitude participativa é o ponto de partida indispensável para desenvolver a capacidade de pensar, de discriminar valores, de cooperar, de ter a habilidade de se adaptar às novas exigências do grupo e do meio. Em última análise, é o indivíduo que usa o seu potencial em favor da sociedade e da humanidade que todos nós, pais e educadores, desejamos entregar ao mundo.

A equipe do Colégio Sorocaba é a somatória de habilidades, conhecimentos, personalidades e opiniões diversas. Essa riqueza de contribuições complementares não se restringe à competência técnica nas áreas curriculares. Hoje, o bom professor não pode ser apenas especialista em sua disciplina. Ele tem de entender a criança e o adolescente e entender do mundo em que vai inserir o conhecimento que transmite. O aluno, por seu lado , traz seus questionamentos, soluções e modos de aprender peculiares. Tal variedade vivifica o processo de aprendizagem e é ali, no convívio com a diversidade, que cada um descobre e experimenta sua função, seu papel e influência no grupo. À educação cabe agir como processo para desenvolver os diferentes potenciais.

Ante as rápidas mudanças científicas e tecnológicas da sociedade atual, só uma equipe continuamente capacitada pode formar alunos competentes, capazes de enfrentar situações competitivas em um contexto democrático. Em qualquer empresa, competência na administração gera resultados. No Colégio Sorocaba, esses resultados se traduzem em investimentos em tecnologia, equipamentos, aprimoramento de serviços, cursos de capacitação na própria escola e, sobretudo, condições que permitam o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Para atingirmos a excelência pedagógica, acreditamos ser necessário um corpo docente especializado, por isso, o Colégio Sorocaba possui um processo seletivo muito rigoroso. Todos os professores são submetidos a uma prova escrita para avaliar seus conhecimentos, todas as referências de escolas anteriores são consultadas e, por último, ele ministra uma aula para banca examinadora, composta por dois coordenadores e a Diretora Pedagógica. 

Além disso, oferecemos todo mês um projeto chamado Escola de Professores, onde investimos em capacitação constante de nossos colaboradores e temos também quinzenalmente as Reuniões Pedagógicas para que os professores discutam problemas de aprendizagem, fazendo planejamento e traçando metas para os alunos com dificuldade. Assim, nossas aulas são diferenciadas e personalizadas, uma vez que os professores estão sempre atentos e observando quem está aprendendo, e dinâmicas, pois estimulamos sua interação com os alunos, fazendo com eles participem, através de perguntas, jogos, trabalhos, apresentações e até representações. Essas ações auxiliam nossos alunos a aprender e a raciocinar para tornarem-se cidadãos críticos e independentes.